BCG é uma das vacinas aplicadas em recém-nascidos no momento do nascimento ainda dentro da maternidade. Crianças que não receberam a vacina devem fazê-lo até os 4 anos de idade. Sobre o Dia da Vacina BCG celebrado neste 1º de julho, o Tarde Nacional conversou com Juarez Cunha, presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm).
Segundo ele, o principal objetivo da vacina BCG é proteger contra algumas formas graves de tuberculose.
"A vacina BCG não protege contra a tuberculose pulmonar, que é a forma mais comum que as pessoas conhecem. Ela protege contra as formas mais graves que são: a meningite por tuberculose e a miliar, que é uma disseminação da tuberculose que ataca vários orgãos do corpo. É nessa faixa etária que existe uma suscetibilidade das crianças para essa doença. A BCG é uma vacina de rotina que todas as crianças devem receber gratuitamente pelo SI-PNI - Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações", esclarece o especialista.
Ouça a entrevista completa no player acima.
O Tarde Nacional vai ao ar de segunda a sexta, no horário de 13h às 15h, pela Rádio Nacional de Brasilia e Rádio Nacional do Rio de Janeiro.
Leia também: Cem anos da BCG: como a vacina mudou história do combate à tuberculose