Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Médica esclarece dúvidas sobre os miomas

80% das mulheres tem miomas uterinos, porém nem todas desenvolverão ou apresentarão sintomas.

No AR em 29/07/2021 - 13:17

Julho é o mês de conscientização sobre os miomas. E quem traz ao Tarde Nacional todas as informações sobre a doença é a Dra. Cristina Laguna Benetti, presidente da Comissão Nacional Especializada em Ginecologia Endócrina da Federação Brasileira de Ginecologia

Ela explica que a causa exata do mioma ainda ser desconhecida, mas que existem alguns fatores que favorecem. "O mioma é mais frequente nas mulheres mais obesas, que menstruam por mais tempo ao longo da vida, que tem uma parente próxima, a mãe ou a irmã, que também tenham a doença, então tem um fator genético envolvido", exclarece. "Todos esses fatores e a ação dos hormônios sobre o útero é que faz com que o mioma apareça."

Ainda segundo a médica, existem vários tipos de miomas e diferentes localizações no útero. "Nós temos miomas que praticamente não causam nada e que crescem muito lentamente ao longo da vida da mulher, mas existem outros miomas que podem causar sangramento".

Nesses casos, descreve, a mulher pode menstruar em quantidade maior e com mais dor durante a menstruação. "Existem os que podem causar dor por comprimem outras estruturas e existem mulheres que podem até ter dificuldade para engravidar e aborto", complementa.

Quanto ao tratamento, ela explica que também dependerá da gravidade. "O tratamento ou é cirúrgico ou é através de remédios que na verdade só controlam os sintomas, mas não fazem o mioma desaparecer." 

Ouça a entrevista completa:

Tarde Nacional vai ao ar de segunda a sexta, no horário de 13h às 15h, pela Rádio Nacional de Brasilia e Rádio Nacional do Rio de Janeiro.

 

Criado em 29/07/2021 - 19:21