Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

ONG ajuda refugiados a revalidar diplomas no Brasil

Iniciativa tem 106 processos concluídos com sucesso desde 2016 e aguarda resposta para mais 200 pedidos

Tarde Nacional

No AR em 12/07/2021 - 18:00

Ouça entrevista com a advogada, Camila Suemi Tardin, idealizadora e coordenadora do projeto de revalidação de diplomas da ONG Compassiva, feito em parceria com a Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) e a Universidade Federal Fluminense (UFF).

Camila falou ao Tarde Nacional desta segunda-feira (12) sobre a iniciativa, que surgiu da percepção da dificuldade de pessoas refugiadas, que têm o desejo e a necessidade de voltar a atuar em suas áreas de formação.

Foi a partir dessa constatação e dos depoimentos de pessoas refugiadas em grupos realizados pela ACNUR que a organização sem fins lucrativos começou a trabalhar na revalidação de diplomas de refugiados no Brasil, em 2016.

São pessoas que, muitas vezes, tiveram que sair de seus países sem tempo para pegarem todos os seus documentos, com diplomas até mesmo queimados ou que suas universidades de estudo explodiram, entre outros casos.

"A gente tem recebido venezuelanos com formação em Engenharia de Gás e Petróleo, com mais de 10, 15 anos de experiência em gerenciamento da área e que chegam ao Brasil para conseguir uma vaga na Petrobras, por exemplo", diz Camila sobre os casos de sucesso de refugiados que ocuparam vagas que estavam ociosas.

Ouça a entrevista na íntegra clicando no player acima. 

Criado em 12/07/2021 - 19:35

Mais do programa