Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Projeto esportivo criado por ex-atleta impacta milhares de crianças no Brasil

Além de proporcionar acesso ao esporte às crianças, o projeto capacita profissionais de educação

Tarde Nacional

No AR em 20/07/2021 - 16:30

Nesta terça-feira (20), o Tarde Nacional conversou com a integrante do time que conquistou a primeira medalha olímpica da seleção, e uma das maiores atacantes do vôlei brasileiro, Ana Moser, que criou em São Paulo, o Instituto Esporte & Educação. O projeto visa espalhar a metodologia do esporte educacional e promover o desenvolvimento de cidadãos críticos e criativos.

O Instituto já completou 20 anos de projeto e trabalha com a educação de crianças e adolescentes por meio do esporte, formando profissionais de educação física. Segundo Ana, ela criou o projeto pensando em ensinar esporte para todas as crianças, uma vez que a atividade é apresentada de maneira que só os habilidosos se sentem incluídos.

“Eu criei pensando que o esporte muitas vezes é apresentado para a sociedade como aquele negócio dos habilidosos, então só os melhores fazem esportes. Isso é a realidade na prática, a gente tem pouco mais de 30% das crianças e jovens ativos, e mais de 60% sedentários”, conta Ana.

Em entrevista, ela conta como o projeto foi desenvolvido, e o caminho para encontrar os melhores métodos de ensinos para as crianças, relacionando o esporte com a educação, focando principalmente em comunidades de baixa renda.

A atleta também conta que sua vontade sempre foi poder proporcionar o mesmo que lhe foi proporcionado na infância, utilizando o esporte para aumentar a capacidade de crianças e jovens para a vida, dando a condição de ter acesso ao ambiente esportivo. Ela afirma que o Instituto de Esporte e Educação é uma maneira de fazer essa realidade ser mais acessível a um número maior de crianças.

Hoje o projeto já impactou diretamente mais de 6 milhões de crianças em centenas de municípios em quase todos os estados do país. Também capacitou mais de 50 mil professores nessa metodologia de esporte educacional.

“São medalhas até mais importantes do que aquelas que eu consegui na quadra, porque o impacto é muito direto na vida das pessoas. Então são comunidades que tem esportes agora, e que as famílias, os alunos e as crianças têm um espaço de referência nas comunidades. E é o esporte ajudando as pessoas a desenvolver a comunidade, e a desenvolver o país”, pontua Ana.

 

Criado em 20/07/2021 - 19:32

Mais do programa