Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Sobrevivente da covid-19 cria projeto para auxiliar pacientes na recuperação da doença

Raquel foi vítima da doença e sofreu dificuldades na recuperação das sequelas deixadas pela doença

Tarde Nacional

No AR em 08/07/2021 - 20:30

O Tarde Nacional conversou com a cirurgiã dentista e atleta, Raquel Trevisi. Ela é criadora do projeto COM.VIDA, trabalho voluntário que proporciona tratamento aos pacientes com sequelas graves da covid-19,  e que também cuida e acolhe psicologicamente e fisicamente para a retomada da vida pós recuperação.

O projeto foi desenvolvido após Raquel ter contraído o vírus da covid-19 e ficado em estado grave. A cirurgiã dentista esteve no hospital internada por 30 dias, mais 20 dias de UTI, teve duas intubações, complicações como trombose em braço e perna, infecção no sangue, além de ter perdido 25 quilos e saído com quadro de tetraplegia temporária.

A partir disso, Raquel passou por diversas fases e dificuldades em sua recuperação, dependendo de uma equipe multidisciplinar para recuperar seus movimentos, e conseguir voltar a sua rotina de vida. Com os privilégios por ter o apoio dessa equipe para a recuperação das sequelas derivadas da doença, ela percebeu que nem todos viviam essa realidade, vendo a necessidade da criação de um projeto que pudesse proporcionar esse apoio às pessoas.

“Na época falavam de números de óbitos, de confirmados; mas nunca se falava, e ainda se fala muito pouco de como que os sobreviventes ficam. E eu escancarei o que realmente a doença faz, só que eu me vi em um privilégio em que a realidade não é essa.”, afirma Raquel.

Em entrevista, conta que o projeto nasceu assim que saiu do hospital, mas se fortaleceu após o falecimento do pai, que também foi vítima da doença, falecendo por consequência das sequelas deixadas pela doença. Dessa forma, Raquel fundou o Instituto Trevisi, ONG criada em homenagem ao pai, dentro da associação, deu-se origem ao Projeto COM.VIDA.

“Meu pai falava sempre: filha você não pode deixar de falar para as pessoas que o pós-covid é tão grave quanto a doença. E foi isso que levou ele embora, foi o pós-covid que levou o meu pai.”, relata a cirurgiã dentista.

Raquel fala sua história, e sobre as sequelas das quais têm se recuperado diariamente. Explica o funcionamento do projeto, relata casos e atenta para a importância do auxílio aos pacientes no pós-covid.

“A história continua, os óbitos continuam, a doença continua, mas saber que eu, a minha história, e toda essa equipe que nasceu através da minha história faz com que tudo isso faça sentido. Então não tem momento da minha vida que eu demonstre ou lamente aquilo que eu vivi, muito pelo contrário, eu sou muito grata pela história que eu vivi, porque através dela muitas pessoas estão sendo recuperadas.”, pontua Trevisi.

Ouça a entrevista no player acima.

Criado em 10/07/2021 - 08:12

Mais do programa