Começou a contagem regressiva para as Olimpíadas de Tóquio! Dos atletas titulares convocados, 240 (79,7%) fazem parte do Bolsa Atleta, programa de patrocínio individual do governo federal brasileiro. Sobre esse assunto, o Tarde Nacional desta segunda-feira (19) conversou com Bruno Souza, secretário Nacional de Esporte de Alto Rendimento do Ministério da Cidadania.
Segundo ele, o Bolsa Atleta é um programa de reconhecimento por mérito esportivo. "Então, as pessoas que vão se destacando no esporte ao longo da carreira apresentam seus resultados ao Ministério para pleitear o auxílio. Esse programa existe desde 2004 e nesse ano nós batemos o recorde de contemplados, com mais de 7 mil selecionados. E dentro da delegação de 302 atletas que estão indo a Tóquio, 82% deles no olímpico já recebem o benefício e no paralímpico 95% recebem o Bolsa Atleta", aponta o secretário.
Na entrevista, Bruno explica ainda que o valor do auxílio depende das categorias. Desde as competições e bolsas a nível escolar até as Bolsas Pódio, que são para atletas que em suas modalidades estão entre os 20 primeiros do mundo. De acordo com o secretário, os valores da bolsa costumam variar de R$ 300 podendo chegar até 15 mil para as 35 modalidades olimpícas e 22 paralímpicas.
"A maior expectativa é ver como esses atletas de alto rendimento em diferentes modalidades conseguiram suportar esse período de 2 anos sem competir. Muitos não conseguiram nem treinar. Portanto, não é o momento de cobrar resultados de ninguém, foram muitas as dificuldades encontradas e o mais importante é ver as pessoas competindo. E que tudo volte a normalidade", finaliza o entrevistado.
Ouça a entrevista completa no player acima.
Os Jogos Olímpicos de Tóquio ocorrerão de 23 de julho a 8 de agosto de 2021.
O Tarde Nacional vai ao ar de segunda a sexta, no horário de 13h às 15h, pela Rádio Nacional de Brasilia e Rádio Nacional do Rio de Janeiro.