Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Jovem conta como superou a depressão contribuindo com a sociedade

João Lucas falou a respeito do projeto Depressão na Adolescência e da ONG JL do Bem

Tarde Nacional

No AR em 11/08/2021 - 14:28

Em 2016, o estudante João Lucas, 17 anos, enfrentou a ansiedade e depressão, chegando a ter ideação suicida, que é quando a pessoa pensa, planeja ou considera seriamente o suicídio. A partir do auxílio de profissionais capacitados, psicólogos e psiquiatras, o jovem superou o momento difícil e hoje é criador do projeto Depressão na Adolescência e ONG JL do Bem. João explicou mais sobre os projetos em entrevista ao Tarde Nacional.

"Durante muito tempo eu sofri calado escondendo quem eu era", relata. "Quando eu resolvi me aceitar e contar para o mundo quem eu era eu acabei não sendo bem aceito, e aí voltou a depressão pesada." Ele contou que com isso o quadro deixou de ser uma depressão sazonal para se tornar uma bipolaridade. Depois de todo esse processo de aceitação, e de passar por vários profissionais e tratamentos, ele decidiu criar a ONG JL DO BEM em 2020.

"A organização nasceu com o intuito de ajudar as pessoas a superarem seus medos e desafios, tratando casos de ansiedade e depressão", explica o jovem. Por outro lado, continua, quando começou a pandemia e a ONG teve que tomar outro rumo: começou a produzir máscaras de prevenção ao vírus. "A gente deixava essas máscaras em locais específicos, para que as pessoas tenham acesso a essas máscaras e trocassem por alimentos não perecíveis", conta.

Ele revela que a ONG arrecadou mais de uma tonelada de alimentos e produziu mais de mil máscaras de prevenção ao vírus. "Então, eu estou conseguindo superar essa depressão, essa ansiedade, transformando a minha história em uma história de superação e inspiração" 

Ouça a entrevista completa:

Tarde Nacional vai ao ar de segunda a sexta, no horário de 13h às 15h, pela Rádio Nacional de Brasilia e Rádio Nacional do Rio de Janeiro.

Criado em 11/08/2021 - 18:12

Mais do programa