Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Estudo da Unifesp e UFRJ identifica vírus da covid-19 na retina

Ouça a entrevista com a pesquisadora Allexya Affonso e conheça os riscos da doença para a saúde dos olhos

Tarde Nacional

No AR em 10/08/2021 - 13:43

Estudo identificou que o vírus da covid-19 penetra também na retina, podendo causa alterações nos olhos das pessoas que contraíram a doença. Sobre esse assunto, o Tarde Nacional conversou com Allexya Affonso, pesquisadora da Escola Paulista de Medicina da Unifesp (EPM/Unifesp).

A cientista conta que os estudos se iniciaram ainda no início da pandemia. "Já examinamis mais de trezentos pacientes, e o que se sabe é que alguns vão ter alterações na retina por conta do covid-19, mas em sua a maioria elas não têm repercusão na visão do paciente", relata. "Só cerca de 3% dos pacientes tiveram alterações graves a ponto de prejudicar a visão."

Allexya defende os cuidados de sempre para evitar contrair a doença: uso de alcool gel, máscara e distanciamento social. "Uma vez que o paciente está infeção a gente não tem como evitar de isso vir ou não a acometer os olhos", alerta.

Ouça a entrevista completa:

Tarde Nacional vai ao ar de segunda a sexta, no horário de 13h às 15h, pela Rádio Nacional de Brasilia e Rádio Nacional do Rio de Janeiro.

Criado em 10/08/2021 - 14:27

Mais do programa