Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Movimento #TáNaHoraDaEscola defende retorno urgente às salas de aula

Ouça a entrevista com Mariana Luz, presidente da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, uma das instituições que busca ampliar a discussão sobre educação e a reabertura das escolas nesta pandemia.

Tarde Nacional

No AR em 02/08/2021 - 17:04

A pandemia da covid-19 teve um forte impacto na educação e prejudicou o desenvolvimento de crianças, adolescentes e jovens devido ao longo período de afastamento das salas de aula. Apesar dos esforços dos profissionais da educação e do uso da tecnologia para repassar o conteúdo de forma remota, verificou-se um aumento das desigualdades entre os estudantes e maior déficit educacional, além dos registros de vulnerabilidade alimentar e abandono escolar, especialmente entre os que pertencem a famílias pobres.

O movimento #TáNaHoraDaEscola reúne instituições ligadas à educação, infância e juventude para mostrar a urgência da reabertura das escolas e a necessidade de discutir mais a fundo o assunto e os desafios futuros, como explica a presidente da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, Mariana Luz: “Com a pandemia da covid-19, a gente viu uma mobilização muito importante, fundamental, pela saúde. Eu acho que, agora, o momento atual requer que a gente coloque a educação no lugar de prioridade, de urgência, e talvez até de emergência, que ela merece. É pela união de saúde e educação que o nosso país vai se desenvolver.”

Nesta entrevista ao programa Tarde Nacional, Mariana Luz também comentou os dados de pesquisas que apontaram impactos no desenvolvimento das crianças e jovens nesta pandemia. “A gente pode perceber, a partir de dados concretos após todo esse período, que os danos são imensos", diagnostica. "Dá pra reverter, mas a gente precisa começar agora. É a educação pública brasileira que vai garantir um caminho de enfrentamento das desigualdades no nosso país.”

Ouça a entrevista completa:

Tarde Nacional vai ao ar de segunda a sexta, no horário de 13h às 15h, pela Rádio Nacional de Brasilia e Rádio Nacional do Rio de Janeiro.

Criado em 02/08/2021 - 17:14

Mais do programa