Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Estudo avalia eficácia da intercambialidade de vacinas contra a covid-19

Especialista avalia como pode ser feita a troca dos diferentes tipos de vacinas sem afetar a eficácia e segurança do esquema vacinal

Tarde Nacional

No AR em 22/09/2021 - 14:30

O programa Tarde Nacional desta quarta-feira (22) conversou com a Dra. Lorena de Castro Diniz, Coordenadora do Departamento Científico de Imunização da Associação Brasileira de Alergia (ASBAI) e Imunologia sobre o assunto. 

A Dra. Lorena falou sobre a eficácia da intercambialidade de vacinas contra a covid-19. Segundo ela, estudos recentes demonstraram a diminuição da eficácia da vacinação anti-covid-19 em decorrência da redução da resposta imune, surgimento de cepas variantes, menor distanciamento social e uso de medidas protetoras. A doutora reforça que, apesar do quadro preocupante, os estudos recentes apontam soluções, como a intercambialidade de vacinas. 

O estudo mostrou que doses diferentes combinadas das vacinas AstraZeneca-Oxford e Pfizer foram seguras e superiores em alguns parâmetros da resposta imune humoral e celular quando comparadas a duas doses iguais da mesma vacina. Associadas a esse estudo, outras pesquisas mostraram que as únicas vacinas que desencadearam uma razoável resposta imune após a primeira dose foram as de mRNA (Pfizer, Moderna). 

Tomar vacinas diferentes pode aumentar a imunidade contra a covid? O que aponta esses estudos sobre esses novos parâmetros de imunização? Saiba clicando no player acima e ouvindo a entrevista na íntegra. 

Criado em 22/09/2021 - 15:19

Mais do programa