Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Pesquisa revela que covid-19 aumenta risco de parada cardíaca

Fibrose e arritmias também podem afetar pacientes infectados com SARS-CoV-2, segundo pesquisa da PUC

Tarde Nacional

No AR em 24/09/2021 - 13:40

Ainda que a covid-19 seja uma doença que afeta de forma primária o sistema respiratório, pacientes infectados com o SARS-CoV-2 também podem apresentar manifestações cardiovasculares, como arritmias, insuficiência cardíaca e até mesmo infarto agudo do miocárdio. Foi o que apontou uma pesquisa realizada por profissionais da Escola de Medicina da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR). 

Dra. Lucia de Noronha, uma das responsáveis pela pesquisa, afirmou em entrevista ao Tarde Nacional que a pesquisa vai ser útil para o tratamento de sequelas da covid em pacientes possam desenvolver complicações cardiacas. 

Para realizar o estudo, os pesquisadores coletaram amostras de 10 indivíduos que faleceram em decorrência do novo coronavírus. Esse material foi comparado às amostras de um paciente controle que foi a óbito por outro motivo. 

A médica ainda ressalta que o tratamento pós-covid é muito aconselhável para mensurar os impactos das sequelas. Além disso, a pesquisa também poderá auxiliar médicos cardiologistas para avaliarem melhor os seus pacientes.

Confira a entrevista na íntegra no player acima.

Criado em 24/09/2021 - 16:24

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Mais do programa