Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Projeto de Monitoramento de Praias identifica animais em extinção no litoral brasileiro

Muitos dos animais encontrados pelo monitoramento estão ameaçados de extinção como algumas espécies de tartarugas em parte do Brasil

Tarde Nacional

No AR em 16/09/2021 - 17:11

Um projeto de monitoramento de praias executado pela Petrobras registrou mais de 12 mil animais neste ano no litoral brasileiro. Muitos dos animais encontrados estão ameaçados de extinção como a tartaruga-cabeçuda, tartaruga-de-pente, tartaruga-verde, tartaruga-oliva e tartaruga-de-couro. De acordo com o estudo, muitas tartarugas e pinguins foram encontradas feridos, muitas vezes por causa de lixo deixado nas praias ou atividades como pesca predatória. A consultora em Biodiversidade da Petrobras tratou sobre estudo feito pelo Projeto de Monitoramento de Praias (PMP) em entrevista ao Tarde Nacional.  

O projeto é desenvolvido para condicionante de licenciamento ambiental do Ibama. Santa Catarina foi o estado com maior incidência, com 2.421 pinguins encontrados, seguida de São Paulo, com 559 animais. Comuns nas Ilhas Malvinas, Argentina e Chile, estes animais realizam anualmente movimentos migratórios sazonais para o Brasil entre os meses de junho e novembro.

Os pesquisadores tentam entender a variação entre um ano e outro.  Animais debilitados ou mortos são encaminhados para o atendimento veterinário pelo PMP. O período de tratamento pode demorar quando há hipotermia (temperatura abaixo do normal), hipoglicemia (falta de açúcar no sangue) e desidratação. O projeto acompanha o desenvolvimento das tartarugas e a soltura após a recuperação. Mais informações no site www.simba.petrobras.com.br. Denise Almeida conta que o projeto existe há mais de cinco anos.

Ouça a entrevista completa no player acima.

Criado em 16/09/2021 - 17:48

Mais do programa