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Campanha defende a importância da saúde mental no ambiente de trabalho

Diretora de Relações Institucionais da Rede Brasil do Pacto Global, da Organização das Nações Unidas (ONU), falou no Tarde Nacional

Tarde Nacional

No AR em 25/10/2021 - 18:41

Em entrevista no Tarde Nacional desta segunda-feira (25), Helen Pedroso, diretora de Relações Institucionais da Rede Brasil do Pacto Global, da Organização das Nações Unidas (ONU), falou sobre um estudo realizado em razão do movimento #MenteEmFoco. A iniciativa, idealizada pela InPress Porter Novelli, com o endosso científico da Sociedade Brasileira de Psicologia, convida empresas e organizações brasileiras a agir em benefício dos trabalhadores e da sociedade no combate ao estigma e ao preconceito social em relação à saúde mental.

O trabalho tem conclusões alarmantes. A saúde mental dos trabalhadores piorou durante a pandemia e o estudo aponta que 70% estão nervosos, tensos ou preocupados e sem apoio profissional. A tristeza, o estresse e a ansiedade também afetam os colaboradores, com a ansiedade acentuada sendo citada por 55%, o estresse (51%) e a tristeza (49%), respectivamente. Entre as pessoas ouvidas, 62% disseram que a empresa onde trabalham não ofereceu qualquer suporte relacionado à saúde mental durante o período da pandemia. Acumulam mais sintomas os jovens de até 34 anos, segundo o levantamento.

"A Organização Mundial da Saúde tem trazido que a questão da saúde mental será a próxima pandemia", fala ela durante a entrevista sobre um tema que acredita ser urgente.

Já aderiram à iniciativa 38 empresas, com mais de 200 mil empregados. Elas se comprometem a ter profissionais de referência para atendimento e aconselhamento e a promover ações em favor da saúde mental e da redução do estigma. A meta é superar mil empresas e 10 milhões de pessoas até 2030. As empresas que se tornarem signatárias do movimento, firmam o compromisso de implementar ações sólidas para a promoção da saúde mental. Entre essas ações estão ter um profissional de referência para aconselhamento e atendimento; oferecer orientação e manejo de crises; garantir a avaliação permanente dos colaboradores, entre outras.

Ouça a entrevista na íntegra clicando no player.

Criado em 25/10/2021 - 19:19

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