Com o avanço da ciência, a população tem vivido mais e o cenário demográfico mundial é de envelhecimento populacional. Mesmo com a quantidade de idosos crescendo, muitos dos seus direitos e proteções continuam sendo desrespeitados. Mesmo que a legislação brasileira apresente alguns avanços, o período pandêmico expôs que a violência aos idosos ainda é uma realidade.
Para falar sobre este dia, o Dia Internacional das Pessoas Idosas, o programa Tarde Nacional trouxe a coordenadora do curso de Direito da Faculdade Anhanguera, Lívia Medeiros. Ela alerta que a população idosa foi a que mais sofreu com o isolamento social. Os idosos, de acordo com ela, devem denunciar caso sofram algum tipo de violência, seja ela física, seja ela psicológica. A denúncia pode ser feita pelo Disque 100.
Segundo Lívia, o direito mais importante para essa população é o direito a uma vida digna, o que engloba todos os direitos fundamentais dos idosos. Ela afirma que o respeito ao idoso é algo que vem sendo adquirido pelos brasileiros. A legislação do país, cada vez mais moderna, ajuda nessa mudança cultural.
Acompanhe a entrevista na íntegra clicando no player acima.