A música como terapia para pacientes de qualquer idade já é bastante utilizada. Há vários estudos pelo mundo que comprovam a sua eficácia para várias doenças ou dores. No entanto, hoje os próprios médicos estão usando a música como uma atividade paralela para redução de stress, entre muitos outros benefícios. E nesse momento, em meio à pandemia, muitos profissionais de saúde já se encontram exaustos e acharam na música um pouco de conforto.
Para falar sobre esse assunto no Dia Internacional da Música, o Tarde Nacional desta sexta-feira (1) conversou com a médica anestesista, cantora e compositora Dra. Rosa Avilla. Segundo ela, a música não foi apresentada aos médicos no início da pandemia por conta de uma dificuldade em determinar um tratamento.
Entretanto, no decorrer do período pandêmico, muitos profissionais de saúde passaram a acompanhar as lives musicais que ela produzia aos sábados à noite, via internet. A resposta que ela obteve foi o agradecimento de seus colegas de profissão. Foi então que Rosa começou a cantar para os funcionários do hospital no qual ela trabalha.
Quando perguntada sobre qual tipo de música é utilizado no tratamento, a doutora explicou: "os estudos mostram que a música é aquela que nós gostamos".
Ouça a entrevista completa e conheça um pouco mais o trabalho da Dra. Rosa Avilla clicando no player acima.