Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

5G: o que muda para os consumidores brasileiros

Segundo levantamento feito pela Conexis Brasil Digital, infraestrutura para o 5G necessitará de mais antenas

No AR em 08/11/2021 - 15:08

Um levantamento feito pela Conexis Brasil Digital, que reúne as empresas de telecomunicações e de conectividade de todos os brasileiros brasileiros e vem substituir a SindiTelebrasil, indicou que das 27 capitais brasileiras, sete tem legislações para instalação de infraestrutura e antenas preparadas para a chegada do 5G: Boa Vista, Brasília, Curitiba, Fortaleza, Palmas, Porto Alegre e Porto Velho. O levantamento aponta ainda as capitais com média aderência à Lei Geral de Antenas, de 2015.

Sobre esse assunto, os âncoras do Tarde Nacional Luciano Barroso, Luciana Valle e Anchieta Filho conversaram com Marcos Ferrari, presidente-executivo da empresa. Na entrevista, ele explica que o levantamento avaliou 10 itens. Entre os mais importantes para a chegada do 5G estão a não imposição de condicionamentos que possam afetar a seleção de tecnologia, a topologia das redes e a qualidade dos serviços prestados.

"O 5G vai exigir de 5 a 10x mais antenas que o 4G, considerando a mesma área de cobertura. Entretanto, são antenas pequenas que podem ser instaladas nas fachadas dos edifícios", explicou ele.

Ainda segundo Marcos Ferrari, o 5G tem até 2029 para ser implantando em todo país, mas a tecnologia continuará sendo usada também em 3G e 4G.

Ouça a entrevista completa no player acima. 

Os leilões do 5G terminaram no último dia 5 de novembro, e foram feitos diretamente do auditório da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), em Brasília. 

 

Leia também: Leilão do 5G: entenda o que vem por aí e conheça as novidades 

Criado em 08/11/2021 - 17:14