Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Advogada fala sobre os desafios no combate à violência contra as mulheres

Programa Tarde Nacional celebra o Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres.

Tarde Nacional

No AR em 25/11/2021 - 17:23

No Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres, celebrado em 25 de novembro em todo o mundo, o programa Tarde Nacional recebe Cátia Vita, advogada especialista em direito criminal. Ela fala sobre os desafios no combate à violência contra mulher e dos aspectos jurídicos em torno do tema. De acordo com Cátia, a data se faz necessária para conscientizar e alertar a sociedade sobre os casos de violência e maus tratos contra as mulheres. 

Apesar de avanços na legislação para coibir a violência e combater crimes como feminicídio, como a Lei Maria da Penha, milhões de mulheres continuam sendo vítimas diariamente. A advogada enfatiza que é necessário combater não somente violência física, mas também a violência psicológica e assédios sexuais presentes na vida de muitas mulheres. De acordo com dados do Dossiê Mulher 2021, lançado pelo Instituto de Segurança Pública (ISP), mais de 98 mil mulheres foram vítimas de violência doméstica e familiar somente no estado do Rio de Janeiro no ano passado, sendo cerca de 270 casos por dia.

A advogada reforça sobre os direitos adquiridos para que as mulheres possam ser protegidas. Ela fala sobre os apoios judiciais e comportamentos que as pessoas devem ter, e como denunciar casos de violência contra a mulher.

Ouça a entrevista completa no player acima. 

 

Criado em 25/11/2021 - 17:42

Mais do programa