Em entrevista ao Tarde Nacional desta quarta-feira (24), a diretora, atriz e produtora Djin Sganzerla falou sobre as duas peças-filmes que estreiam nesta quinta-feira (25) L.O.R.C.A. e Vênus. Ela é também co-diretora de Vênus e atriz de ambos os espetáculos. Segundo ela são duas peças-filmes de universos distintos, mas que cruzam poesia e cotidiano, embaralhando as fronteiras entre ficção e realidade.
Em L.O.R.C.A., uma andarilha, interpretada por Helena Ignez, sai pelas ruas de São Paulo com sua caixa-traquitana-teatro, convidando as pessoas a entrarem no universo poético do poeta andaluz Federico Garcia Lorca.
Em Vênus, uma viagem delirante pelos pensamentos de uma bebê durante sua própria gestação, ocorrida na pandemia, compartilhando visões sobre o estranho mundo em que ela acaba de chegar e sobre o seu próprio futuro.
O elenco de L.O.R.C.A. é composto por colaboradores do núcleo Estúdio Lusco-Fusco, como o diretor e ator André Guerreiro Lopes, as atrizes Helena Ignez, Djin Sganzerla, Michele Matalon, o bailarino e ator Samuel Kavalerski, além da participação especial do bailarino Rodrigo Castelo Branco e do grupo musical Embatucadores.
Vênus, co-dirigida por André Guerreiro Lopes e Djin Sganzerla, faz o caminho inverso. Enquanto L.O.R.C.A. leva a poesia para as ruas da cidade, Vênus parte da realidade para entrar num universo poético e fictício. A dramaturgia navega na fronteira entre a ficção e a realidade, em uma peça-filme de autoficção.
Ouça a entrevista clicando no player acima.
Serviço
L.O.R.C.A. e Vênus estreiam na noite de 25 de novembro de 2021
Transmitidas pelo canal do Estúdio Lusco-Fusco no Youtube
Temporada: até 12 de dezembro
Quinta a domingo: Vênus, às 19h, e L.O.R.C.A., às 20h com bate-papo com o público
Classificação: ambas, 14 anos
Entrada: Gratuita