Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Endocrinologista alerta sobre aumento de casos de diabetes no mundo

Dados do Atlas do Diabetes apontam que há 537 milhões de adultos com diabetes, e a previsão é que chegue a 784 milhões em 2045.

No AR em 15/11/2021 - 17:12

14 de novembro foi o Dia Mundial do Diabetes. A endocrinologista da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia - Regional São Paulo (SBEM-SP), Viviane Molinos, falou no programa Tarde Nacional sobre a doença, que tem avançado nos últimos anos e atingido cada vez mais pessoas no mundo. Segundo dados do Atlas do Diabetes, documento elaborado pela Federação Internacional do Diabetes, houve um aumento significativo de casos da doença em todo o planeta. O documento com dados globais aponta que há 537 milhões de adultos com diabetes, o que representa uma pessoa em cada dez.  A previsão é de que esse número aumente para 643 milhões em 2030 e 784 milhões em 2045.

A especialista falou sobre as diferenças entre diabetes tipo 1 e tipo 2, também sobre as causas e possíveis tratamentos. "Diabetes é uma doença crônica, em que o pâncreas da pessoa ou perde a capacidade de produzir a insulina, ou produz uma insulina com uma função insuficiente no organismo. Ou seja, é uma doença em que a pessoa perde a capacidade de controlar a quantidade de açúcar que fica livre no sangue dela, e esse açúcar não consegue entrar na células", explica.

A doença não tem cura, mas, de acordo com a especialista, há possibilidade de remissão com alimentação adequada, atividade física e tratamento com medicação, caso haja necessidade. "Boa parte do controle da diabetes está ligado aos hábitos de vida do paciente. A genética é um fator muito importante, mas boa parte é o quanto você vai se dedicar a você. Quanto melhores os hábitos do paciente, menos risco de complicação ele tem. Com melhor controle, inclusive, menos remédio ele toma também", explica.

Ouça a entrevista completa no player acima.

Apresentação: Luciano Barroso, Anchieta Filho e Gláucia Araújo

 

 

Tags:  diabetes

Criado em 15/11/2021 - 17:38