Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Haroldo Costa e Ykenga lançam o gibi “A história do Samba contada em quadrinhos – volume 1”

Publicação tem citações à relevância da Rádio Nacional na difusão do samba pelo Brasil

No AR em 17/11/2021 - 23:47

A publicação A história do Samba contada em quadrinhos – Volume 1 é um gibi escrito por Haroldo Costa e ilustrado pelo cartunista Ykenga. A obra tem o foco voltado para as crianças e apresenta o samba que, com seus mais de 100 anos de história, é o gênero musical que mais representa o Brasil.

Gláucia Araújo conversou sobre o livro, que pode ser obtido fisicamente ou pela internet, com o próprio Haroldo Costa, no Tarde Nacional desta quarta-feira (17). 

Ele, que está com 91 anos de idade, é ator, escritor, diretor, produtor e sambista carioca e brasileiro.

O gibi, que está disponível para download gratuito e que será oficialmente lançado no dia 24 de novembro, tem 60 páginas e conta a história desde as origens africanas até as diferentes vertentes do samba. Passa por personagens como as tias baianas da Praça Onze, como Prisciliana, Amélia, Fé e a mais famosa de todas, Tia Ciata.

Haroldo Costa comenta como prefere se referir às crianças, "por miúdos, erês e curumins", palavras de significado parecido trazidas do português e de línguas próximas à nossa, como o iorubá e o tupi. Foi pensando nas crianças que Haroldo escreveu os textos para “A história do samba carioca em quadrinhos” e “A história do samba fluminense em quadrinhos”.

Durante a entrevista ele fez questão de ressaltar a referência feita à Rádio Nacional do Rio de Janeiro, entre outras emissoras, no gibi . Ele conta que a publicação mostra a importância que a Nacional teve na difusão do samba.

"A Rádio Nacional foi um polo importantíssimo, e ainda é, mas nos anos 40 e 50, a Rádio Nacional era a grande bandeira da arte brasileira, tanto da música, como no teatro", reconhece ele durante a conversa no Tarde Nacional.

Ouça a entrevista na íntegra clicando no player.

No final, ele deu uma dica especial para os ouvintes cariocas, divulgando o projeto, em que é curador, Fim de Tarde que, nesta quinta-feira (18), oferece, no Teatro João Caetano, a partir das 18h30, um show do conjunto Época de Ouro com participação da cantora Áurea Martins. Ingressos a R$ 5,00 (inteira) e R$ 2,50 (meia entrada) à venda na bilheteria do Teatro, das 13h às 18h, e no site da Sympla.

Criado em 18/11/2021 - 07:17