Na terça-feira, 16 de novembro é comemorado o Dia Nacional de Combate à Tuberculose.
Data visa sensibilizar a população sobre a prevenção e tratamento e para falar sobre o assunto o Tarde Nacional conversou com a médica pneumologista e professora do curso de Medicina da Uniderp, Ana Maria Campos Marques.
Considerada a doença infecciosa mais mortal do mundo, a Tuberculose é a causa de pelo menos 1,6 milhão de mortes, enquanto que quase 10 milhões de pessoas sofrem com a doença, especialmente nos países em desenvolvimento. No Brasil, a enfermidade é a quarta maior causadora de mortes entre os males infecciosos.
Segundo a Ana Maria a tuberculose é uma doença bacteriana infecciosa causada pela bactéria, um bacilo, que comumente ataca os pulmões. Essas bactérias são espalhadas quando a pessoa infectada tosse ou espirra. Nem todo mundo vai manifestar a doença. O maior risco para pegar tuberculose é lugares fechados e com muitas pessoas.
Ela afirma que a base do controle da turbeculose é diagnóstico precoce e tratamento imediato e correto. O tratamento é essencialmente medicamentoso, dura no mínimo seis meses, é gratuito e está disponível no Sistema Único de Saúde (SUS). A tuberculose tem cura e o tratamento deve ser feito até o final, ressalta a médica.
Confira a entrevista completa no player acima.