Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Jogo "Rio de Lama" resgata o desastre de Mariana

Ouça entrevista com um dos idealizadores do game sobre a tragédia do rompimento da barragem do Fundão, em MG, que completou 6 anos

No AR em 05/11/2021 - 15:14

O designer gráfico Felipe Mattar, programador e mestre em Artes pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) desenvolveu, junto com amigos, o  jogo "Rio de Lama: O Resgate do Rio Doce" com o objetivo de lembrar a história do rompimento da barragem do Fundão, em Mariana (MG). Conhecido como um dos maiores desastres ambientais da história do país, a tragédia completou 6 anos nesta sexta-feira (5).

Tamanha tragédia que varreu vilarejos e atravessou Minas Gerais e o Espírito Santo, se transformou numa grande mancha de lama que impactou a biodiversidade de uma das mais importantes bacias hidrográficas do país que incorpora muitos municípios. Sobre esse assunto, os âncoras do Tarde Nacional Luciano Barroso, Gláucia Araújo e Anchieta Filho conversaram com o idealizador do jogo.

Desenvolvido com fundos da Lei Aldir Blanc de apoio à cultura, o jogo digital 3D está disponível em versão no mobile para o Android e na versão de computador para o Windows, Linux e Mac. "Rio de Lama" é uma produção da distribuidora Rocpain Games, com apoio do Instituto Últimos Refúgios para a conservação ambiental. 

Confira a entrevista completa no player acima. 

"O 'Rio de Lama' é um jogo que leva uma mensagem que não só retrata a realidade do Rio Doce, mas busca refletir também sobre a importância de proteger o meio ambiente e evitar que casos como esses aconteçam novamente, explica Felipe Mattar.

Criado em 05/11/2021 - 17:04