Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Aplicativo foi criado para monitoramento de chuvas e alagamentos

A iniciativa vai promover o engajamento das pessoas e comunidades com a geração de dados, para que compreendam melhor os fenômenos meteorológicos

No AR em 15/12/2021 - 13:40

Muito tem se falado sobre as fortes chuvas em todo o país e como isso tem afetado várias pessoas. Nesse contexto, o projeto de um aplicativo voltado para colher dados relativos à chuva reúne uma parceria internacional da Fundação Getúlio Vargas (FGV) com instituições nacionais, a exemplo do Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden), e internacionais. Sobre esse assunto o Tarde Nacional conversou com a professora Maria Alexandra Cunha, professora da FGV, e Rachel Trajber, coordenadora do Cemaden Educação.

"Quando as pessoas participam da geração de dados sobre inundações ajuda a tornar o território, o bairro ou a cidade mais resilientes", reflete a professora Maria Alexandra. "São várias as iniciativas para promover o engajamento das pessoas e comunidades com a geração e uso de dados, de forma que compreendam melhor os fenômenos metereológicos e possam tomar decisões sobre suas próprias vidas", afirma. 

O Cemaden, por sua vez, atua diretamente com as escolas desenvolvendo projetos para a conscientização e prevenção de desastres. "Temos inclusive uma campanha, #aprenderparaprevenir, para realmente conseguir trabalhar essas questões", conta Rachel. Na parceria do Cemaden Educação e FGV, explica, ocorre a criação de redes observacionais em cada local, e com oficinas para confeccionar pluviômetros e trabalhar com o aplicativo Dados à Prova D'água.  

Ouça a entrevista completa no player acima.

Criado em 15/12/2021 - 15:55