Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Conheça a história das moedas no Brasil

Você certamente já viu por aí algum numismata: aquelas pessoas que colecionam cédulas e moedas antigas

Tarde Nacional

No AR em 01/12/2021 - 13:40

Você já viu aqueles colecionadores que vendem moedas e cédulas antigas em lojas ou até em feiras? Pois hoje, 1º de dezembro, é celebrado o Dia do Numismata. Sobre essa história das moedas brasileiras que vem desde o período imperial, o Tarde Nacional conversou com Joaquim Paulo Monteiro, responsável pelo Clube de Medalha da Casa da Moeda do Brasil. A instituição foi fundada há 327 anos e desde lá vem cuidando da cunhagem das moedas e das medalhas feitas no Brasil.

Moedas antigas
Moedas antigas , por Reprodução/Internet

Segundo ele, a numismática é uma ciência que estuda cédulas, moedas e medalhas. Não são todos os países que possuem casa da moeda. No entanto, os Estados Unidos, assim como o Brasil, têm uma notória vocação numismática. Vários estados no Brasil tem sociedades numismáticas, que podem ser facilmente localizadas na Internet. 

As primeiras moedas produzidas no Brasil datam do ano de fundação da Casa da Moeda, em 1694, e ficaram conhecidas como a série das Patacas. O Clube da Medalha funciona virtualmente e qualquer pessoa pode participar. 

Ouça a entrevista completa no player acima

Tags:  Moeda numismata

Criado em 01/12/2021 - 17:29

Mais do programa