Ivonete Ribeiro, coordenadora do projeto Valorização das Mulheres e Combate ao Machismo nas Escolas, conversou no programa Tarde Nacional sobre lançamento de uma cartilha de combate ao machismo.
De acordo com Ivonete, a experiência vivida na entidade com atendimento às mulheres vítimas de violência influenciou na construção do material, que conta com fomento da Secretaria de Estado da Mulher e parceria com a Secretaria de Educação do DF. Até o momento, mais de 5 mil exemplares da cartilha já foram entregues para a população.
O projeto, que está em 18 escolas de regiões do DF, surgiu em uma roda de conversa que tem todas as quarta-feiras na escola, onde acontece um bate-papo. Nesse contexto, lá se percebeu que a maioria da violência vem dos adolescentes, afirma a coordenadora do projeto. ’’Veio a ideia de tratar a família toda, porque, assim como o adolescente tem problema, o marido também tem. Tratando a família toda, assim ameniza as agressões’’, complementa.
O público-alvo são alunos a partir dos 14 anos das escolas públicas do DF e a comunidade escolar em geral. O projeto engloba teatro, dança e atendimento psicológico, além de oferecer, a partir de 2022, oficinas de cursos profissionalizantes. "A nossa mensagem principal é passar para as mulheres que elas precisam ser respeitadas e valorizadas", conclui Ivonete.
Ouça a entrevista completa no player acima.