Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Quais os ritos e superstições mais comuns na virada do ano?

Ouça entrevista com a antropóloga Lidice Ribeiro

No AR em 31/12/2021 - 13:30

"Não existe um ser humano que não faça algum tipo de rito ligado a questões supersticiosas na virada do ano novo". Mas de onde vem isso? Quais são os costumes mais comuns? Seja qual for a sua religião, os ritos e superstições são uma verdadeira tradição a ser executada por muitos brasileiros na passagem do ano.

Para falar mais sobre esse assunto, o Tarde Nacional desta última sexta-feira do ano (31), conversou com a antropóloga Lídice Meyer Ribeiro, pós-doutora em Antropologia e História pela Universidade de São Paulo (USP) e pós-doutoranda em Estudos de Globalização pela Universidade Aberta de Lisboa (UAb). Segundo ela, na antropologia existe um estudo específico para essa questão da superstição. Vários estudiosos se dedicaram a isso, como Câmara Cascudo, que estudou o folclore e a cultura popular. 

Ouça a entrevista completa no player acima. 

O Brasil é um povo misturado então cada prática tem uma origem, algumas da Europa, outras da África. Cada crendice tem sua origem e muitos significados, mas alguns acabam se perdendo no tempo. Uma das crendices mais comuns, de acordo com a antropóloga, é o banho de mar em locais que tem praia.

"O banho de mar tem muita relação com a África, a água tem muita simbologia com pureza, renascimento de nossas vidas e de purificação. Por isso é comum que as pessoas pulem 7 ondas em homenagem a Iemanjá, isso também tem a ver com nossa herança africana", observa ela. 

O Tarde Nacional vai ao ar de segunda a sexta, no horário de 13h às 15h, pela Rádio Nacional de Brasília.

Criado em 31/12/2021 - 15:27