Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Numismata comercializa moedas e medalhas antigas em loja no centro do Rio

Segundo Sandro Marraschi, as medalhas olímpicas deram o grande boom na numismática brasileira

Tarde Nacional

No AR em 01/12/2021 - 13:40

Ainda aproveitando o Dia do Numismata, o Tarde Nacional conversou com Sandro Marraschi, que tem uma loja no centro do Rio de Janeiro onde comercializa moedas e medalhas antigas. Sobre esse trabalho minucioso, ele revelou algumas curiosidades da época do Império, como a moeda mais valiosa que foi uma peça cunhada logo que D. Pedro I foi coroado Imperador do Brasil em 1822. Sandro explicou que na ocasião foram cunhadas apenas 64 peças porque D. Pedro não gostou da figura dele em forma de Imperador romano com louros sobre a cabeça.

"Mas as poucas moedas dessas que ainda estão no mercado chegam a valer R$ 1 milhão. É uma moeda de extremo valor. Raríssima! Raríssima! E que não foi comercializada nem no Brasil, só no exterior", aponta ele.

Na entrevista, ele comenta também que a primeira moeda cunhada no mundo foi o dárico do rei Dário I. Já a moeda mais rara e que o público procura é a moeda das comemorações dos 50 anos dos direitos humanos e os patacoes, que foram peças cunhadas no Brasil e que circularam no início do século19. 

Sandro ainda acrescenta que: "as medalhas olímpicas deram o grande boom na numismática brasileira. As pessoas foram vendo as diferenças nelas e começaram a colecionar. Foram criados álbuns para publicar essas moedas, o que foi desenvolvendo na população essa cultura de colecionismo". 

Moeda olímpica
Moeda olímpica, por Divulgação

Quem quiser conhecer algumas dessas raridades de perto é possível visitar o Museu do Banco Central, em Brasília, ou o Museu Histórico Nacional, no Rio de Janeiro. Também é possível encontrar réplicas perfeitas para venda no Museu de Petrópolis. 

Quer ouvir a entrevista completa? Clique no player acima.

Tags:  moedas numismata

Criado em 01/12/2021 - 18:03

Mais do programa