Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Dia do Astronauta é comemorado neste domingo (9)

Primeiro e único astronauta brasileiro, ministro Marcos Pontes fala sobre a missão Centenário e sobre a importância desta para o país

No AR em 07/01/2022 - 13:40

O Dia do Astronauta é comemorado no Brasil neste domingo, 9 de janeiro. A data tem como intuito celebrar a Missão Centenário que levou o primeiro astronauta brasileiro para a Estação Espacial Internacional, em 2006. Este ato aconteceu a partir de uma cooperação entre Brasil e Rússia, e levou o astronauta Marcos Pontes, ao espaço. Sobre esse assunto, o Tarde Nacional conversou com Marcos Pontes, ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e, até o momento, o único astronauta e cosmonauta brasileiro..

Astronauta Marcos Pontes
Astronauta brasileiro Marcos Pontes, por Reprodução/Site Marcos Pontes

Ouça a entrevista completa no player acima. E clique aqui para conferir o vídeo da chegada de Marcos Pontes à missão! 

Segundo o ministro, o sonho de ser piloto começou lá na adolescência em Bauru, município do interior de São Paulo. Seu pai era servente de Serviços Gerais no Instituto Brasileiro do Café (IBC) e a sua mãe escriturária da Rede Ferroviária Federal (RFFSA). Dessa forma, Marcos e a sua família levavam uma vida simples. Ele teve o seu primeiro emprego aos 14 anos de idade. Nele, ganhava meio salário mínimo e com esse dinheiro pagava o curso noturno de técnico profissionalizante.

"Eu lembro, naquela época, que eu falava para os meus amigos que eu queria ser piloto e eles olhavam para mim e falavam que isso só era possível para filho de rico", recordou Marcos.

Depois de muitos estudos, ele passou na prova da Academia da Força Área Brasileira (FAB) e posteriormente no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), para se formar em Engenharia Aeronáutica. Para subir ao espaço na Missão Centenário ele fez um curso da NASA para astronauta, que durou cerca de 2 de anos de treinamento. Dentro do Ministério, ele pretende ativar o programa espacial que estava estagnado. Nesse contexto, foi lançado ano passado o satélite Amazônia-1, que tem como objetivo monitorar o desmatamento. 

O Tarde Nacional vai ao ar de segunda a sexta, no horário de 13h ás 15h, pela Rádio Nacional de Brasília e Rádio Nacional do Rio de Janeiro.

Criado em 07/01/2022 - 14:38