Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Pesquisa revela que 60% dos estagiários não se sentem preparados para o mercado

Levantamento foi feito pela Companhia de Estágios

Tarde Nacional

No AR em 12/01/2022 - 16:30

Pesquisa revela que seis em cada dez estagiários não se acham preparados para o mercado de trabalho. É o que revela um levantamento feito pela Companhia de Estágios. A verdade é que antigamente as pessoas começavam a trabalhar mais cedo e, com isso, garantiam mais experiência prática. Hoje não, é comum o jovem já sair da escola diretamente para a faculdade e só depois no último ano começar algum estágio requerido pela instituição. E aí, realmente fica difícil obter grande experiência em tão pouco tempo de trabalho. 

Sobre esse assunto o Tarde Nacional conversou com Verônica Dunker, especialista em inteligência emocional e adolescentes. Segundo ela, outra coisa que acontece é que "muita das vezes, o currículo das faculdades fica muito no âmbito acadêmico, não privilegiando a prática. Alunos que não têm a iniciativa de logo no começo da graduação trabalhar na área escolhida acabam sendo prejudicados pois a faculdade não passa essa parte prática", afirma a especialista.

Ouça a entrevista completa no player acima.

Na entrevista, ela destaca ainda que o jovem que não tem experiência prévia de trabalhar no ambiente profissional acaba tendo que se encaixar em ambientes de trabalho diferentes. E com isso, precisará se adaptar a cultura de cada empresa e ambiente corporativo, coisas que não são ensinadas na faculdade.

O ideal, segundo Verônica, é que "o jovem espere um tempo para entrar na graduação, podendo assim fazer uma escolha mais certa da profissão que deseja seguir". 

Tarde Nacional vai ao ar de segunda a sexta, no horário de 13h às 15h, pela Rádio Nacional de Brasília e Rádio Nacional do Rio de Janeiro.

Criado em 12/01/2022 - 17:44

Mais do programa