Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Saiba quando a reconstrução de mama é indicada

Médico explica como funciona essa cirurgia, que não é simplesmente estética, pois resgata a autoconfiança de uma mulher mastectomizada

Tarde Nacional

No AR em 10/02/2022 - 13:30

O Tarde Nacional conversou com o Dr. Fernando Amato, cirurgião plástico e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica  (SBCP) sobre a cirurgia reparadora em casos de câncer de mama.

Ouça a entrevista na íntegra clicando no player acima. E para saber mais sobre o assunto leia a matéria da Agência Brasil sobre isso.

De acordo com o médico, em alguns casos a paciente precisa aguardar para realizar uma cirurgia reparadora. Ele ainda explica e indica que em outros casos, diferentemente dos primeiros, a cirurgia pode ser feita imediatamente após o tratamento oncológico. Além disso, em todas as situações, a prevenção do câncer é muito importante, já que, se o tumor for descoberto o quanto antes, menor será o seu tamanho.. 

Segundo o especialista, a realização da cirurgia plástica reparadora, com ou sem o uso de dispositivo médico implantado (prótese de silicone), faz parte do tratamento e deve ser vista como essencial para resgatar a autoestima da paciente. O médico ainda esclarece que o SUS oferece o tratamento de reconstrução, inclusive para a mama que não passou pelo procedimento, garantindo a simetrização das mamas.  No entanto, apesar de ser um direito de todas as mulheres, não é algo que acontece em todas as regiões do país, muitas vezes por falta de profissionais da área de cirurgia reparadora. 

Criado em 10/02/2022 - 14:29

Mais do programa