Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Estudo mostra que o uso de solução hipertônica pode inibir a replicação da covid-19

Pesquisa é do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo e já chamou atenção de empresa estrangeira

No AR em 22/02/2022 - 13:40

Um estudo inédito realizado pelo Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo mostrou que uma solução hipertônica (contendo concentração ideal de sal) inibe a replicação do vírus SARS-CoV-2, causador da Covid-19, podendo ser um complemento nas medidas preventivas contra a doença.

Para falar sobre o estudo, o programa Tarde Nacional convidou a pesquisadora do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (ICB-USP) Cristiane Guzzo. Ela salientou que o estudo mostra que o sal consegue inibir a replicação do vírus sendo útil também contra outras doenças virais, mas que ainda está em fase de testes in vitro.

Ouça a entrevista completa no player acima.

"Quisemos analisar o efeito do sal NaCl na capacidade do vírus conseguir se multiplicar", explicou a pesquisadora. Nesse contexto, foi visto em pesquisas de laboratório, com células de primatas, que o sal de cozinha em baixa concentração é capaz de inibir a replicação do vírus. De acordo com ela, as soluções salinas disponíveis nas farmácias possuem uma concentração um pouco abaixo da ideal. 

Criado em 22/02/2022 - 14:29