Um estudo inédito realizado pelo Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo mostrou que uma solução hipertônica (contendo concentração ideal de sal) inibe a replicação do vírus SARS-CoV-2, causador da Covid-19, podendo ser um complemento nas medidas preventivas contra a doença.
Para falar sobre o estudo, o programa Tarde Nacional convidou a pesquisadora do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (ICB-USP) Cristiane Guzzo. Ela salientou que o estudo mostra que o sal consegue inibir a replicação do vírus sendo útil também contra outras doenças virais, mas que ainda está em fase de testes in vitro.
Ouça a entrevista completa no player acima.
"Quisemos analisar o efeito do sal NaCl na capacidade do vírus conseguir se multiplicar", explicou a pesquisadora. Nesse contexto, foi visto em pesquisas de laboratório, com células de primatas, que o sal de cozinha em baixa concentração é capaz de inibir a replicação do vírus. De acordo com ela, as soluções salinas disponíveis nas farmácias possuem uma concentração um pouco abaixo da ideal.