Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Dentista explica como cuidar da saúde bucal na terceira idade

Segundo especialista, prevenção já deve começar desde a tenra idade

Tarde Nacional

No AR em 27/06/2022 - 15:30

Em entrevista ao programa Tarde Nacional, Luiz Nantes Dentista, mestre em Implantodontia e consultor científico da S.I.N. Implant System, fala sobre as principais causas da perda dentária na terceira idade. Saiba mais sobre como é possível prevenir e qual deve ser o tratamento mais adequado. 

Mas quando esse cuidado deve começar? Segundo o dentista, essa é uma preocupação que já começa com o nascimento da criança.

"Pois muito rapidamente, ela (a criança) já troca para os dentes definitivos. E a partir daí, quanto mais eu cuido deles maior é essa relação total de quanto tempo eles vão durar. Lógico que de pessoa para pessoa isso vai alterar. Algumas pessoas terão tendência maior a problemas dentais, mas via de regra todos precisam cuidar. E quanto antes e melhor cuidarmos, melhores serão os resultados a longo prazo"

Outro ponto que ele lembra também é que a partir da década de 80 nós passamos a consumir o flúor na água. "E isso era bem comum quando se fazia o arroz ou bebia água da torneira. Agora, quem é anterior a esse processo, naturalmente já tem um número maior de cáries e perdas dentárias", observa Nantes. 

E qual o impacto dessa perda dentária no idoso? Na conversa, o especialista cita que para além do aspecto estético de uma prótese mal feita pode haver também problemas de estômago, exatamente porque a mastigação não é bem feita.

Ouça mais no player acima. 

Criado em 27/06/2022 - 17:18

Mais do programa