Em entrevista ao programa Tarde Nacional, o engenheiro elétrico Silvério da Silva Moron falou do projeto social "Adote um Aluno", idealizado por ele em 2017. Após perceber o baixo nível de escolaridade onde reside, no bairro de Botafogo, no Rio de Janeiro, Silvério começou a dar aulas de física e matemática em praça pública.
O projeto começou em 12 de março de 2018 e conta hoje com mais de 25 voluntários e 80 alunos. Durante a pandemia, o projeto ficou parado de 16 de março de 2020 a 4 outubro de 2021.
O professor conta que os primeiros dias em praça pública não tiveram adesão. Mas, após uma pessoa que passava por ali fotografar e postar nas redes sociais, o projeto viralizou. Silvério, que leciona de forma voluntária desde 2003, diz que um dos problemas da sociedade é o desperdício de conhecimento.
“Desperdício de conhecimento é quem não compartilha com ninguém o saber. Só a educação que vence e violência”, reforça ele, ao garantir que o projeto segue de portas abertas para novos voluntários e para quem quiser divulgá-lo.
Ouça a entrevista completa no player acima.