Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Presidente do Trata Brasil diz que água potável que se perde abasteceria 66 milhões de pessoas

Luana Siewert Pretto explica o gargalo de saneamento básico no país

Tarde Nacional

No AR em 13/06/2022 - 15:36

Em entrevista ao programa Tarde Nacional, a presidente executiva do Instituto Trata Brasil (ITB), Luana Siewert Pretto, falou sobre a água potável que se perde no Brasil e que poderia abastecer 66 milhões de pessoas. Segundo ela, hoje praticamente 84% da população tem acesso a água potável. Sendo, todavia, os números mais baixos na região norte do país. Que se dariam, na avaliação da engenheira, pela falta de investimentos em saneamento básico e, principalmente, pela ausência de políticas públicas. 

Sobre esses desafios na distribuição da água potável, Luana aponta:

"Tem que investir para ter água de qualidade porque estamos captando muito mais água dos nossos rios. E essa água tem um custo de tratamento que acaba sendo perdida ao londo da distribuição do sistema e não chega na casa do cidadão. E ele acaba tendo que consumir água do rio, água de poço, sem uma qualidade comprovada, e sendo afetado por muitas doenças de veiculação hídrica". 

Quando a gente avalia as 100 maiores cidades do Brasil, 14% das cidades que estão com esse melhor índice de saneamento estão localizadas no Paraná ou em São Paulo. Por isso, esses dois estados apresentam um melhor índice de abastecimento de água e de coleta e tratamento de esgoto. 

Na conversa, Luana citou também a importância da educação para essa maior conscientização e também como influência direta sobre os pais. 

Ouça a entrevista completa no player acima. 

Criado em 13/06/2022 - 17:06

Mais do programa