Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Julho laranja alerta para saúde bucal na infância

Segundo especialista, problemas como mordida cruzada ou de respiração podem ser resolvidos como uma ida ao odontopediatra

Tarde Nacional

No AR em 20/07/2022 - 14:58

O Tarde Nacional desta quarta-feira (20) falou sobre a campanha Julho Laranja que visa conscientizar sobre a importância dos cuidados precoces em relação ao crescimento da arcada e dos ossos da face. Segundo a odontopediatra Ilana Marques, 80% do crescimento crânio facial da criança se dá até os 5 anos de idade. 

"É então, uma fase muito importante para se atuar. Quando a gente percebe que existem problemas como, por exemplo, mordida cruzada. E isso pode atrapalhá-la no desenvolvimento como um todo. A criança pode respirar mal por conta de não ter a expansão correta da axila. Alguns pais mais atentos até percebem e perguntam. Mas é importante que se leve a criança ao odontopediatra, o quanto antes, para que se possa encaminhá-la a um especialista"

Na entrevista, a especialista explicou também os aparelhos ortopédicos que auxiliam nessa correção.

No que se refere a respiração, ela conta que a "criança que respira pela boca, por exemplo, não consegue mastigar direito e precisa tomar líquido na comida para fazer a digestão. Porque a digestão começa na boca. Então, é aquela criança que quase não mastiga, engole rápido e precisa do líquido para essa primeira digestão".

Ouça mais no player acima. 

Criado em 20/07/2022 - 16:00

Mais do programa