Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Historiadora revela local onde Tiradentes foi preso

O inconfidente foi mantido por mais de mil dias na Ilha das Cobras, no Rio de Janeiro, um dos três lugares com esse nome no país

No AR em 08/09/2022 - 15:32

Existem três lugares no Brasil com o nome Ilhas das Cobras: em São Paulo, uma ilha que tem de fato a maior concentração de cobras e não é habitada, a do Rio de Janeiro e a do Paraná, que são habitadas. Para falar sobre essa curiosidade o programa Tarde Nacional conversou com a historiadora Maria Cecília Barreto Amorim Pilla. 

Ela explicou que a Ilha das Cobras no Rio de Janeiro é a mais famosa de todas por vários motivos. “tem passeio histórico e é tombada pelo Patrimônio Histórico Nacional, muito por conta de que ela recebeu visitantes muito famosos e importantes na nossa história”.

Uma das figuras célebres que pisou na ilha foi Tiradentes, que ficou preso no lugar durante mais de mil dias. "A Ilha das Cobras acompanha a história do Brasil", revela Maria Cecília. 

Segundo Maria Cecília, a ilha das cobras no Rio de Janeiro teve outros nomes como ilha das Cabras, no século XVI , ilha dos Monges no século XVII, por causa do mosteiro beneditino que abrigou.

Ouça a entrevista completa no player acima. 

 

Criado em 08/09/2022 - 16:02