Dani Borges, nutricionista e educadora física, conversou com o Tarde Nacional a respeito dos desafios das mães em recuperar a forma física após a gravidez. "Eu costumo dizer que o que a gente cria de hábitos alimentares e até de atividade física a gente carrega para sempre", enfatiza.
Segundo ela, é benéfico que a mulher já entre na gravidez com esses bons hábitos, mantendo uma gravidez saudável e se exercitando. "É de extrema importância lógico, com liberação médica, não tendo nenhum perigo para a mamãe e para o bebê, que ela se exercite sim, dentro do limite dela, porque isso vai ser benéfico para evitar dores durante a gravidez e para essa recuperação pós-parto."
Para depois da gravidez, ela incentiva que mesmo a pessoa que ainda não tenha bons hábitos passe a adotá-los. "Nunca é tarde para começar", afirma. "A gente mantendo uma rotina de escolhas alimentares que a gente tenha um déficit calórico pequeno e isso sendo calculado de maneira certa para essa mamãe", explica.
É importante levar em consideração as necessidades nutricionais da mãe caso ela esteja ou não amamentando, atenta Dani. "Por isso é importante o acompanhamento de um profissional para você ter uma dieta individualizada para você." Por fim, ela reforça a importância do exercício físico também nessa fase, desde que haja liberação médica.
Ouça a entrevista completa no player acima.