Atriz, diretora musical, musicista, dramaturga, Fernanda Jacob é a criadora do grupo teatral Embaraça, que foca no tratamento de questões raciais. "É um grupo que saiu da Universidade de Brasília, do curso de artes cênicas", conta em entrevista ao Tarde Nacional. "Nos juntamos e resolvemos falar um pouco sobre o nosso cabelo, porque a gente já passou por uma etapa de negar os nossos cabelos, todas as quatro tinham passado por isso."
A partir daí elas criaram a cena Pente, que falava um pouco da infância das alunas, de quando elas penteavam os cabelos, e de como elas se afirmaram. Dessa cena surgiu o grupo, que já está no quarto espetáculo com uma temática racial.
Fernanda Jacob também interpretou Dona Ivone Lara em musical sobre a vida da sambista. "Foi um privilégio imenso, até hoje eu não consigo dizer como que foi fazer esse papel, essa figura tão importante para o samba e para a música brasileira", revela. "Para mim só fortaleceu o pensamento que eu já tinha sobre Dona Ivone Lara que ela é uma das maiores letristas desse país."
Ouça a entrevista completa no player acima.