Nas últimas semanas, famosos do mundo inteiro disponibilizaram vídeos nas redes sociais tomando um banho de gelo e desafiando mais três amigos a fazerem o mesmo ou a doarem recursos para entidades ligadas ao combate da Esclerose Lateral Amiotrófica. A ELA é uma doença degenerativa que não possui cura e afeta as células nervosas do cérebro e da medula, acarretando paralisia motora progressiva e irreversível.
Para explicar aos ouvintes da Rádio Nacional da Amazônia como é feito o diagnóstico da doença, o tratamento e, principalmente, como proporcionar aos pacientes uma melhoria na qualidade de vida, o Tarde Nacional desta quarta-feira (20) entrevista o Dr. Marco Antonio Troccoli Chieia, especialista e responsável pelo ambulatório de ELA da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). (a partir dos 7 minutos 54 segundos)
Confira também um bate papo com Élica Fernandes, Gerente Executiva e Social da Associação Brasileira de Esclerose Lateral Amiotrófica (ABRELA), uma entidade que orienta, informa e presta assistência social aos pacientes diagnosticados com a doença e a seus familiares.
O programa Tarde Nacional vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 16h, na Rádio Nacional da Amazônia. A apresentação é de Juliana Maya.
Conquistas e dificuldades do portador de esclerose múltipla