Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Em Marte, humanidade poderá voltar a viver em cavernas

Segundo cientistas, essa seria a única forma dos humanos sobreviverem

Após a professora Sandra Maria Feliciano ser a única brasileira pré selecionada para o projeto Mars One, que pretende, em 2025, colonizar Marte, nosso vizinho, que sempre despertou curiosidade, voltou a povoar o imaginário coletivo.

 

Mas será que, daqui a dez anos, homens e mulheres conseguirão sobreviver em Marte, mesmo com toda a tecnologia disponível. Segundo o Professor Acreano de Física e Astronomia, Aires Pergentino, isso até poderá ser possível, desde que os humanos voltem a viver nas cavernas.

 

Em entrevista ao Tarde Nacional desta quinta-feira (26), o professor explicou que as cavernas podem ser uma forma de preservar os humanos das fatais radiações solares, das chuvas de meteoritos e das tempestades de areia, que chegam a 300 km por hora.

 

Isso, claro, sem descartar as roupas especiais, para preservar a pressão e a temperatura dos corpos dos colonizadores. Segundo Pergentino, em Marte, a gravidade é menor que a da terra e as temperaturas são extremas, variando entre -120°C e 20°C.

 

O professor também falou de como as condições extremas poderão afetar o desenvolvimento de outros seres vivos, como as plantas, por exemplo, que tenderiam a crescer mais por lá, por conta da baixa força gravitacional.

 

O programa Tarde Nacional vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 16h, na Rádio Nacional da Amazônia. A apresentação é de Juliana Maya.



Criado em 26/02/2015 - 23:10 e atualizado em 26/02/2015 - 20:20

Mais do programa