Com os recentes casos de assaltos a ciclistas no Rio de Janeiro, uma iniciativa pode colaborar para um uso mais seguro de bicicletas. O aplicativo Bike Registrada é um cadastro nacional de ciclistas e registro de biciletas. Desta forma, o ciclista, ao registrar sua bicicleta, pode checar e verificar a propriedade de bicicletas, combater a venda de bicicletas roubadas, e até mesmo recuperar a própria bicicleta em casos de assalto.
Para falar mais sobre a iniciativa, o Tarde Nacional desta segunda (25) entrevistou o cofundador da Bike Registrada, Alexandre Leonardo de Oliveira Ramos. Ele explicou como funciona o programa "O cadastro nacional de ciclistas de bicicleta tem como principal funcionalidade que é a recuperação de bicicletas apreendidas e combater diretamente o roubo e a comercialização das bicicletas roubadas através do registro das bicicletas. Todas as bicicletas tem um número de série, que fica no quadro da bicicleta, o cliente vai cadastrar os dados dele e linkar ao número de série dele".
Alexandre Ramos informa que a maior parte das bicicletas apreendidas pela polícia não tem o número do chasis raspado e uma pesquisa feita pelo aplicativo mostrou que a maior parte dos ciclistas se nega a comprar uma bicicleta com o chasis roubado. Mais de 26 mil bicicletas estão cadastradas no site e 16 bicicletas já foram recuperadas.
Clique no player acima e confira a entrevista na íntegra.
O programa Tarde Nacional vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 15h04, na Rádio Nacional do Rio de Janeiro.