Nesta terça-feira (25) é celebrado o dia do feirante e o Tarde Nacional realizou uma homenagem a esses profissionais que levam saúde e alegria às nossas vidas, tanto nas grandes como nas pequenas cidades.
A escolhida para representar os feirantes da Amazônia foi Beth Cheirosinha, que há 49 anos atua na maior feira livre da América Latina, o mercado Ver-o-Peso, de Belém, no Pará. O ofício foi passado de sua avó à sua mãe, Dona Cheirosa, e depois à Beth, que herdou também o apelido carinhoso.
Ao Tarde Nacional, Beth Cheirosinha disse que as plantas, óleos, raízes e cascas medicinais vendidos por ela são negociados diretamente com caboclos e ribeirinhos do interior do pará; e ela não aceita atravessadores.
Ela falou da importância de valorizar os saberes tradicionais e, orgulhosa, contou que muitos estudantes de medicina a procuram em busca de conhecimento. Mas não são só os estudantes que a procuram na feira: Beth garante que já ajudou muita gente a curar as mais variadas doenças com suas garrafadas.
Quando perguntada sobre o produto mais vendido, ela rapidamente respondeu: “atrativo do amor”!
Ficou curioso ou curiosa? Então ouça a entrevista na íntegra! Basta clicar no player acima.
O programa Tarde Nacional vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 16h, na Rádio Nacional da Amazônia. A apresentação é de Juliana Maya.