Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Campanha do INTO esclarece e incentiva a doação de córnea no Rio

Diretor do Into esclarece detalhes sobre o procedimento e lamenta a

Gustavo Bonfadini, diretor médico do Banco de Olhos do Estado do Rio de Janeiro, do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia Jamil Haddad (INTO) e coordenador da Câmara Técnica Estadual de Transplantes de Córnea, falou ao Tarde Nacional sobre campanha, lançada em 27 de setembro, que pretende difundir a doação de córnea no estado do Rio de Janeiro. "Veja um mundo de solidariedade, doe córnea" é o slogan da iniciativa do Into, que tem o objetivo de conscientizar a população sobre a importância das pessoas comunicarem às suas famílias a vontade de ser um doador.

 

Ouça a entrevista clicando no Player acima!

 

A realidade da doação de córnea no Brasil ainda não é um fator a ser comemorado. Segundo Gustavo, a taxa de negativa familiar, quando a família que perde um ente querido é consultada por uma equipe especializada em abordagem de transplante, é de 60% de respostas negativas. A campanha pretende melhorar esse índice.

 

Segundo a reportagem da Agência Brasil, dados do Instituto indicam que, no ano passado, foram realizados 301 transplantes de córneas no estado do Rio de Janeiro. Atualmente, São Paulo é o estado com a maior fila para córneas, mas em 2014 realizou 4.661 transplantes. No país inteiro, ocorreram 13.456 transplantes de córneas.

 

Gustavo Bonfadini aproveitou para informar o número 155, o Disque Transplante. O Disque Transplante é o responsável por receber as notificações de morte encefálica em todo o estado do Rio de Janeiro, prometendo agilizar o contato entre os profissionais de saúde e o Programa Estadual de Transplante. Ainda, esse é um dos canais de comunicação para a população esclarecer dúvidas sobre transplantes.

 

O Tarde Nacional é transmitido de segunda a sexta-feira, das 15h às 17h.



Criado em 01/10/2015 - 22:26 e atualizado em 02/10/2015 - 16:44