Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Relatório denuncia “recrutamento” por facções criminosas no MA

Segundo Sociedade Maranhanse de Direitos Humanos, novos detentos

O Tarde Nacional desta terça-feira (1º) falou sobre a atual situação do Complexo Penitenciário de Pedrinhas, no Maranhão. O entrevistado foi o presidente da Sociedade Maranhanse de Direitos Humanos, Wagner Cabral, que colaborou para o relatório divulgado nesta terça pela Ong Conectas.

 

O documento apresenta denúncias de tortura e superlotação. Além disso, atribui a redução de mortes e rebeliões à divisão das alas do complexo por facções criminosas. Segundo Wagner Cabral, quando um novo preso chega à Pedrinhas, acaba tendo que escolher a qual grupo quer se juntar, numa espécie de “recrutamento” para o crime, que acaba se estendendo às famílias dos detentos e refletindo em crimes fora do presídio.

 

Cabral explicou que os relatórios (encaminhados a cada três meses à Corte Interamericana de Direitos Humanos) fazem parte do trabalho de acompanhamento do Complexo Penitenciário de Pedrinhas após a morte de 63 pessoas, dois anos atrás.

 

Saiba mais sobre o relatório da Conectas.

 

Ouça a íntegra da entrevista clicando no player acima.

 

O programa Tarde Nacional vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 16h, na Rádio Nacional da Amazônia. A apresentação é de Juliana Maya.



Penitenciária de Pedrinhas registra segunda fuga em uma semana

Diretores do presídio de Pedrinhas são afastados

Criado em 01/03/2016 - 22:35 e atualizado em 01/03/2016 - 19:32

Mais do programa