Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Tema Livre debate participação dos EUA na ditadura militar no Brasil

Programa de quarta-feira (15) fez resgate deste período da história

Conversa entre o presidente dos Estados Unidos, John Kennedy, e seu embaixador no Brasil, Lincoln Gordon, em outubro de 1963, comprova envolvimento norte-americano no golpe militar no Brasil. Instituída em março de 1964, a ditadura militar perdurou no País durante 21 anos. Neste ano de 2014, o golpe completa 50 anos. 

 

O filho do presidente deposto e presidente do Instituto João Goulart, João Vicente Goulart, o jornalista e diretor da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), Mário Augusto Jakobskind, o coordenador de graduação e pós em Relações Internacionais do IBMEC-Rio, José Niemeyer, a professora do Departamento de Estudos Estratégicos e de Relações Internacionais das universidades Federal Fluminense (UFF) e Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Mariana Kalil, e o pesquisador do laboratório sobre militares na política do Departamento de História da UFRJ, Demian Melo, falaram no Tema Livre desta quarta-feira (15) sobre o interesse norte-americano no golpe militar.

 

Os convidados também debateram sobre o envolvimento dos Estados Unidos com a ditadura no Brasil e nos países vizinhos do cone sul-americano.

 

 

 

 

 

Criado em 15/01/2014 - 14:18 e atualizado em 15/01/2014 - 14:17