Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Ministério da Saúde mapeia experiências em saúde da pessoa idosa

Iniciativa, em parceria com a Fiocruz, pretende mapear projetos

Segundo estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais de 10% da população brasileira é idosa. O número deve triplicar nos próximos 20 anos, principalmente porque a expectativa de vida do brasileiro deve subir para 81 anos. Pensando na saúde do idoso, foi criado o Mapeamento de Experiências Municipais e Estaduais no Campo do Envelhecimento e Saúde da Pessoa Idosa. A iniciativa é da Coordenação de Saúde da Pessoa Idosa, do Ministério da Saúde, em parceria com a Fiocruz.

 

"A iniciativa surgiu da necessidade de identificar as diferentes formas dos estados e municípios responderem ao desafio que é o envelhecimento populacional. Então, nós queremos conhecer os esforços locais que respondem a demandas muitas vezes específicas, considerando a grande heterogeneidade do nosso País", afirmou Carolina de Campos Carvalho, analista técnica do Ministério da Saúde.

 

Para aprofundar o debate, o Tema Livre desta segunda-feira (27) contou com a presença da analista técnica de políticas sociais do Ministério da Saúde, Carolina de Campos Carvalho; da especialista em Geriatria e Gerontologia pela UFF, Ana Luiza Nunes de Mendonça; da advogada, mestre em Ciência Política pela UERJ, especializada na área de formulação, monitoramento e avaliação de políticas públicas com foco na política de saúde, Débora Castanheira, e da especialista em geriatria, atuante na gerência da área técnica de saúde da pessoa idosa e membro da coordenação do Programa de Atenção Domiciliar ao Idoso da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro, Germana Périssé.

 

Para ouvir o programa na íntegra, clique no player acima.

 

O Tema Livre vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 10h04, pela Rádio Nacional do Rio de Janeiro.



Criado em 28/04/2015 - 17:53 e atualizado em 28/04/2015 - 18:51