Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Anorexia e ortorexia: quando comportamento e alimentação precisam de tratamento

Uma médica, um psicólogo e uma historiadora debatem os transtornos

Os distúrbios alimentares são problemas comportamentais em relação à alimentação. É o caso da anorexia, que provoca uma perda de peso acima do que é considerado saudável para a idade e altura. Pessoas com anorexia podem ter um medo intenso de ganhar peso, mesmo quando estão abaixo do peso normal.

 

Já a ortorexia se dá através da preocupação excessiva com os padrões alimentares, reduzindo a variedade alimentos consumidos. As pessoas com este quadro apresentam uma preocupação excessiva com  a qualidade da alimentação e acabam excluindo certos grupos como carnes, laticínios, gorduras, carboidratos sem fazer a substituição adequada podendo levar a quadros de carências nutricionais ou a um quadro completo de distúrbio da conduta alimentar. Os dois transtornos precisam de tratamento adequado e acompanhamento médico. 

 

A médica clínica-geral especializada em homeopatia e nutrologia, Míriam Botelho de Mattos, membro da Associação Brasileira de Nutrologia, a historiadora Nataraj Trinta, pesquisadora iconográfica e integrante da Articulação de Mulheres Brasileiras, e o psicólogo clínico Artur de Paula debateram o assunto no Tema Livre desta terça-feira (23).

 

"Orto é o certo e orexis é comer, então ortorexia é comer certo. Só que é um traço levado à obsessão. É uma obsessão por comer uma alimentação saudável. Isso vira o centro da vida da pessoa. Ela exclui vários grupos de alimentos, não substituindo de forma adequada e aí acaba tendo deficiências", explicou Míriam Botelho de Mattos.  

 

O psicólogo Artur de Paula informa essa doença não específica só de homens ou só de mulheres.  "Pode atingir um ou outro. E tem haver como a pessoa construiu essa auto-imagem e como ela vive isso dentro da cultura que nós estamos vivendo. O corpo é também influenciado pela história e pela cultura", disse Artur de Paula. 

 

"Se a gente pensar na década de 60 e na Marta Rocha, nessa época não tinha a alimentação dessas estrelas e as pessoas públicas, das estrelas, evidenciadas na mídia. Na revistra Cruzeiro, numa indicação para miss dizia que as mulheres deveriam ter de 18 a 25 anos, ter no mínimo ter 1,60m e ser de boa família. Só. Quando a Marta Rocha perde o primeiro lugar é que começam ser definidos os tamanhos essenciais dessa mulheres", lembra a historiadora Nataraj Trinta

 

Clique no player acima e confira a conversa na íntegra. 

 

O Tema Livre vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 10h04, pela Rádio Nacional do Rio de Janeiro.



Criado em 23/06/2015 - 20:39 e atualizado em 23/06/2015 - 17:17