Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Agentes buscam mobilização na luta contra a tuberculose

Rio de Janeiro tem um dos piores indicadores do país

A tuberculose é uma doença infectocontagiosa do homem e de alguns outros vertebrados, produzida pelo bacilo de Koch e caracterizada pela formação de tubérculos nos tecidos de qualquer parte do corpo, mas especialmente no sistema respiratório. Apesar de grave, a doença tem cura. O assunto foi discutido no Tema Livre desta terça-feira (25).

 

Ouça o programa na íntegra, clicando no player acima.

 

Segundo informações do Ministério da Saúde, "no Brasil, a tuberculose é um sério problema da saúde pública, com profundas raízes sociais. A cada ano, são notificados aproximadamente 70 mil casos novos e ocorrem 4.600 mortes em decorrência da doença. O Brasil ocupa o 17º lugar entre os 22 países responsáveis por 80% do total de casos de tuberculose no mundo. Nos últimos 17 anos, a tuberculose apresentou queda de 38,7% na taxa de incidência e 33,6% na taxa de mortalidade.  A tendência de queda em ambos os indicadores vem-se acelerando ano após ano em um esforço nacional, coordenado pelo próprio ministro, o que pode determinar o efetivo controle da tuberculose em futuro próximo, quando a doença poderá deixar de ser um problema para a saúde pública".

 

Participaram da discussão Jorge Pio, pneumologista e responsável pelo Programa de Tuberculose da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro; Carlos Basília, psicólogo social, coordenador do Observatório Tuberculose Brasil, da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP), da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz); Janete Dias Pires, enfermeira e diretora do Hospital Sanatório Penal, que fica em Bangú e cuida dos pacientes do sistema penitenciário que sofrem de tuberculose; e Roberto Pereira, do Centro de Educação Sexual (CEDUS), membro da executiva do Fórum ONGs Tuberculose, integrante da Comissão Estadual de AIDS e Tuberculose, membro do Conselho Municipal de Saúde e representa o Conselho de Psicologia do Rio de Janeiro na Secretaria Executiva do Fórum Permanente de Saúde do Sistema Penitenciário.

 

O Tema Livre é transmitido de segunda a sexta-feira, das 10h às 11h da manhã, sempre abordando um tema de grande interesse público para a sociedade.



Criado em 25/08/2015 - 17:27 e atualizado em 31/08/2015 - 16:46