Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Rock Progressivo: ouça o som da banda Van Der Graaf Generator

O Templo do Rock, vai ao ar todos sábados, às 16h, com horário

O Templo do Rock deste sábado (18) traz Van Der Graaf Generator, banda que faz parte do período clássico do rock progressivo inglês. Formado em 1967 pelo baterista Chris Judge Smith e pelo vocalista Peter Hammill, o grupo foi um veículo para as letras existencialistas e obscuras de Hammill e para o seu vocal inigualável. O fundador Smith deixou a grupo antes mesmo do primeiro álbum, lançado em 1969. O quarteto contou com Hugh Banton no órgão e baixo, David Jackson no saxofone e flauta e Guy Evans na bateria, além de Hammill nos vocais, guitarra e teclado.

 

Apesar de suas inegáveis qualidades, o Van Der Graaf ficou à margem do main stream do rock progressivo, sendo reconhecido como uma banda cult ou underground. As músicas são usualmente longas e por vezes passam da mais tranquila paz para uma violência pesada e perturbadora. O jazz, a psicodelia, o clássico e a vanguarda se misturam de forma natural no trabalho da banda.

 

Álbum do Dia

O Templo do Rock discorda da tese que o Rock Progressivo morreu. Como prova, o programa traz genial álbum da carreira solo do multi-instrumentista inglês Steven Wilson, conhecido pelo seu trabalho como frontman da banda Porcupine Tree. O álbum “The Raven That Refused to Sing and Other Stories” foi lançado em fevereiro de 2013 e é uma obra-prima.

 

O programa vai ao ar todos sábados, às 16h, com horário alternativo às segundas-feiras, às 22h. Para ouvir o Templo do Rock, sintonize a Rádio Nacional FM Brasília (96,1MHz). Você também pode acompanhar o programa no mesmo horário, pela internet no site das Rádios EBC.

 

Confira também: Festival de Música da Nacional FM bate recorde de inscritos

 



Criado em 17/07/2015 - 18:15 e atualizado em 20/07/2015 - 12:17

Mais do programa