Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Quando o rádio noticiou o fim de uma guerra

Rendição da Argentina aos britânicos na Guerra das Malvinas é divulgada em edição extraordinária do boletim "O Globo no Ar"; confira no quadro "O Rádio Faz História"

Todas as Vozes

No AR em 04/12/2017 - 14:05

O dia era 14 de junho de 1982 e o mundo conhecia o desfecho da Guerra das Malvinas, confronto no qual tropas argentinas invadiram e ocuparam, durante dois meses e meio, as Ilhas Malvinas (ou Falkland), arquipélago localizado no sul do Oceano Atlântico, na plataforma continental da Patagônia. O Reino Unido considera o arquipélago território britânico ultramarino desde o século XIX, e tal situação é contestada pelos argentinos desde então, por considerarem que o mesmo faz parte dos seus domínios. O momento mais crítico desse conflito foi exatamente na Guerra das Malvinas, quando o mesmo se transformou de diplomático em armado: ao todo, 649 argentinos morreram em combate. Do lado britânico, vencedor da guerra, 258 mortes foram registradas.

O post em questão mostra um registro histórico: o anúncio da rendição argentina às tropas britânicas divulgado em edição extraordinária de "O Globo no Ar", boletim noticioso da Rádio Globo do Rio de Janeiro. O fato, narrado pelo locutor Arildes Cardoso, é suficientemente forte para interromper a narração de um gol do Flamengo narrado pelo locutor esportivo Jorge Curi, na partida entre Flamengo e Grêmio.

Clique no player e ouça este registro histórico, originado a partir de conteúdo colaborativo do radialista Paulo Francisco, do site Show do Rádio (http://showdoradio.com.br).


O programa Todas as Vozes vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 7h às 10h, na Rádio MEC AM do Rio de Janeiro. Apresentação: Marcus Aurélio e equipe.

 

 

Criado em 04/12/2017 - 15:40

Mais do programa