O dia era 14 de junho de 1982 e o mundo conhecia o desfecho da Guerra das Malvinas, confronto no qual tropas argentinas invadiram e ocuparam, durante dois meses e meio, as Ilhas Malvinas (ou Falkland), arquipélago localizado no sul do Oceano Atlântico, na plataforma continental da Patagônia. O Reino Unido considera o arquipélago território britânico ultramarino desde o século XIX, e tal situação é contestada pelos argentinos desde então, por considerarem que o mesmo faz parte dos seus domínios. O momento mais crítico desse conflito foi exatamente na Guerra das Malvinas, quando o mesmo se transformou de diplomático em armado: ao todo, 649 argentinos morreram em combate. Do lado britânico, vencedor da guerra, 258 mortes foram registradas.
O post em questão mostra um registro histórico: o anúncio da rendição argentina às tropas britânicas divulgado em edição extraordinária de "O Globo no Ar", boletim noticioso da Rádio Globo do Rio de Janeiro. O fato, narrado pelo locutor Arildes Cardoso, é suficientemente forte para interromper a narração de um gol do Flamengo narrado pelo locutor esportivo Jorge Curi, na partida entre Flamengo e Grêmio.
Clique no player e ouça este registro histórico, originado a partir de conteúdo colaborativo do radialista Paulo Francisco, do site Show do Rádio (http://showdoradio.com.br).
O programa Todas as Vozes vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 7h às 10h, na Rádio MEC AM do Rio de Janeiro. Apresentação: Marcus Aurélio e equipe.